quarta-feira, 7 de julho de 2010

FIMOSE

Fimose é a incapacidade de um homem expor (exteriorizar) a cabeça do pênis (glande), com ele mole ou duro. A dificuldade em expor a glande ocorre quando o prepúcio (a "pele" do pênis) possui um anel muito estreito, ou seja, a abertura do prepúcio é muito pequena para que se possa expor a cabeça. O problema pode ser de origem congênita (desde o nascimento) ou adquirida. Alguns homens com fimose até conseguem expor a cabeça, mas sentem dores terríveis.


O não tratamento da fimose pode trazer complicações locais do tipo PARAFIMOSE, que é o estrangulamento da cabeça pelo prepúcio de orifício estreito. Segue exemplo:
A fimose não tratada também dificulta a higiene local, favorece o aparecimento de infecções e até câncer no pênis. A presença da fimose não altera o desenvolvimento do tamanho do pênis. Frequentemente se confunde a fimose com o excesso de pele ou o encurtamento do freio (cabresto). Aliás, o cabresto ou freio do pênis é uma estrutura normal, presente em todos os homens, que liga a cabeça ao prepúcio e tem a função de limitar os movimentos do prepúcio durante a penetração. 
A fimose pode ser retirada por meio da cirurgia chamada de postectomia (circuncisão), geralmente realizada por um urologista. Aplica-se uma anestesia na região e retira-se a pele desnecessária. Após a cirurgia recomenda-se o repouso de um mês sem masturbação e relações sexuais, e normalmente cessa o sangramento nos primeiros 4 a 5 dias.
A imagem a seguir mostra como é feita a cirurgia de circuncisão.
Portanto, a cirurgia é indicada quando existe infecção de repetição, transtornos no relacionamento sexual, e quando a cabeça não é completamente exteriorizada após os 3 anos de idade. Outra forma de tratamento menos agressiva é uso de pomadas como o “Postec”. 
Ainda está com dúvidas? Corre para o Urologista mais próximo, ele lhe dará todas as informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário